Autores

Raul Teixeira

Nascido na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, José Raul Teixeira é formado em Física pela Universidade Federal Fluminense, onde tornou-se Mestre em Educação e foi professor. Doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Paulista, no campus de Marília-SP.
Tendo lecionado Física na rede pública e na rede particular do seu Estado e trabalhado com Metodologia da Ciência e Metodologia do Ensino Superior, no curso de mestrado da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, acumulou importante bagagem para mais enriquecê-lo no exercício profissional.
Em 1980, com um grupo de afervorados idealistas espíritas, fundou a Sociedade Espírita Fraternidade, para o estudo e a prática do Espiritismo, doutrina codificada na França por Allan Kardec, pseudônimo com que passou a ser conhecido o excelente e laureado professor Hippolyte Léon Denizard Rivail.
Atendendo a comunidades socialmente carentes de sua cidade, desde 1978, dez anos após criou o Remanso Fraterno, obra social com o sentido de atender a crianças com necessidades sociais diversas junto aos seus familiares, oferecendo-lhe escolaridade e serviços odontológicos, psicológicos e profissionalizantes, sob a óptica educacional da veneranda Doutrina Espírita.
 

Cristiante Lenzi Beira

Formada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, se redescobriu na educação fazendo um Mestrado na mesma universidade em Psicologia Escolar.
Cristiane também é voluntária do Núcleo Educacional Serviço Espírita de Proteção à Infância.
É autora do livro A Saga do Ciúme e também de diversos livros infantis.
 

Osvaldo Esteves Faria

O autor Osvaldo, intimamente conhecido por Vadinho, nasceu na cidade de Volta Redonda-RJ, em 15/05/1951, onde reside até a presente data.
É graduado em odontologia pela Universidade da Fundação Oswaldo Aranha em Volta Redonda-RJ e pós-graduado em periodontia pela PUC-RJ. É casado com Rosane de Oliveira Faria e pai de três filhos: Lívia, Davi e Eduardo.
Iniciou-se no espiritismo em 1978, passando a frequentar o estudo sistematizado da Doutrina Espírita, no Centro Espírita “A Caminho da Luz”, em Volta Redonda-RJ, começando ali, alguns anos após, a realizar as primeiras pregações doutrinárias, além de prestar sua colaboração nos departamentos de assistência social e mediúnico e, mais tarde, como diretor secretário.
Atualmente é colaborador no departamento mediúnico e no departamento de estudo sistematizado da Associação Espírita “Estudantes da Verdade”, também na cidade de Volta Redonda-RJ.
 

Cezar Braga Said

O autor nasceu na cidade de Londrina, no Paraná, e mudou-se para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, em 1980, onde reside desde então. É casado com Sylvia e pai de dois meninos: Pedro e Estevão.
É professor universitário, graduado em Pedagogia e Psicologia, além de Mestre em Educação pela UFRJ.
Seu contato com o movimento espírita ocorreu em 1986, quando passou a frequentar o Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade, em Nova Iguaçu, casa onde atuou Leopoldo Machado, fazendo ali suas primeiras exposições doutrinárias, além de colaborar durante algum tempo em seus departamentos e em sua diretoria.
Trabalhou e colaborou durante muitos anos com a Escola Espírita Joanna de Ângelis, localizada em Japeri, também na Baixada Fluminense.
É autor de vários livros destinados ao público infanto-juvenil, a maior parte deles publicados pelas Edições Léon Denis.
Como expositor espírita, procura abordar os assuntos de forma clara, didática e atual, sempre articulando os conteúdos doutrinários com nosso cotidiano.
Atualmente é colaborador da Casa de Cultura Espírita, em Mesquita-RJ.
 

Alessandro Viana Vieira de Paula

O autor nasceu em 30 de novembro de 1972, na cidade de Itapetininga-SP, onde vinculou-se ao Espiritismo desde a mocidade. É palestrante espírita há mais de 13 anos e já escreveu dezenas de artigos espíritas. Integra o programa de rádio espírita “O Terceiro Milênio”, na referida cidade há mais de 15 anos e está vinculado ao Centro Espírita Allan Kardec, fazendo parte da Diretoria Executiva, bem como atua há mais de 20 anos no atendimento fraterno.
Na vida profissional, é Magistrado no Estado de São Paulo desde o ano de 1998 e faz parte da ABRAME – Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas. É casado e possui três filhos.